Um filme por dia 2017 - 05/07 - O Reino dos Gatos (2002)



Título original: Neko no ongaeshi
Japoneses e gatos guardam uma estreita relação, envolvendo lendas e superstições - todos já devem ter visto o gato da sorte (Maneki Neko) acenando em lojas japonesas. A animação O Reino dos Gatos celebra essa relação.
O Reino dos Gatos é uma animação clássica japonesa, desenhada a mão (colorida por computador) com traço claro e bonito. Conta a estória de Haru (Chizuru Ikewaki) que, após salvar um gato de um atropelamento, passa a ser perseguida pelos felinos que a querem com princesa do seu reino. Ao mesmo tempo que cria imagens belas e surreais, como a procissão dos gatos e o bando de aves salvando Haru de uma queda, também mistura elementos de forma estranha e aparentemente aleatória: o Rei Gato tem agentes de preto como se fossem do FBI e seguranças parecidos com samurais, o gato Barão é mais humanizado do que os demais, com mãos humanas e sapatos, e nada na obra indica o motivo disso. Outra coisa que incomoda é a mensagem - encontrar a si mesmo e amadurecer - mais do que desgastada e extremamente ingênua.
Esperava mais de O Reino dos Gatos pelo fato de ser produzido pelo Studio Ghibli, o mesmo de pérolas como A Viagem de Chihiro e O Castelo Animado. A diferença de qualidade apenas evidenciou ainda mais o talento do diretor Hayao Miyazaki (de A Viagem e O Castelo) - enquanto esses dois são inesquecíveis, O Reino dos Gatos é apenas uma distração.
Nota: 3/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas