Um filme por dia 2017 - 10/07 - No Mundo de 2020 (1973)



Título original: Soylent Green
É melhor não saber como são feitas as salsichas ou as balas de goma, sob o risco dos mais sensíveis não conseguirem mais comer esses alimentos. Do que é feito o soylent green? Esse é o mistério que move No Mundo de 2020, boa ficção científica da década de 70.
No ano 2022 (futuro distante levando-se em conta o ano de produção, 1973) o mundo foi destruído pelo aquecimento global e pela superpopulação e tudo o que consideramos confortos comuns nos países desenvolvidos - água quente, alimentos diversificados - é um luxo nessa realidade. O detetive Thorn (Charlton Heston), ao investigar um assassinato, se depara com uma trama complexa envolvendo a produção do principal alimento industrializado destinado a maioria (miserável) da população, o soylent green. Vários temas são discutidos pela obra que consegue ser assustadora pela forma que apresenta o futuro, sempre mostrando pessoas maltrapilhas amontoadas nas ruas sob uma névoa esverdeada, conseguindo transmitir o calor sufocante daquele ambiente. A sociedade regrediu ao encarar as duras adversidades, aumentando de forma escandalosa o abismo entre ricos e pobres, impondo um estado absolutista frente à escassez de recursos e até elevando o machismo e a misoginia a níveis impensáveis, com as mulheres sendo parte da mobília literalmente falando, sendo propriedade do morador nas residências de alto padrão.
Mas há uma sequência em especial que merece todo o destaque e eleva No Mundo de 2020 a um outro nível, sendo copiada e homenageada em seriados como Os Simpsons: nesse futuro distópico há locais especializados em suicídio assistido, onde o paciente escolhe as cores, trilha sonora e imagens que serão vistas em um telão de 180 graus, envolvendo todo a visão do cliente deitado aguardando a morte. Essa cena, envolvendo um importante personagem, é emocionante e impactante - só ela já vale o ingresso.
No Mundo de 2020 é bem feito e de certa forma perturbador, como deve ser toda boa ficção científica. Nitidamente influenciou muitos filmes que falam do futuro sob uma ótica pessimista e fica a pergunta: o que vamos comer agora? Salsicha com gomas de sobremesa? Se você pesquisou e viu vídeos da fabricação, tenho certeza de que não vai comer. Pelo menos não hoje.
Nota: 4/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas