Um filme por dia 2017 - 11/07 - O Homem que Luta Só (1959)



Título original: Ride Lonesome
O Homem que Luta Só é um faroeste objetivo (dura apenas 73 minutos) com uma estória inicialmente simples, mas que aos poucos revela a sua verdadeira natureza.
Logo nos primeiros 5 minutos o caçador de recompensas Ben Brigade (Randolph Scott) captura o criminoso Billy John (James Best) e o leva sob custódia às autoridades de Santa Cruz, onde o bandido será enforcado e Brigade receberá sua recompensa. Parecia ser um filme sobre a jornada da dupla até Santa Cruz, mas novos elementos rapidamente são introduzidos e nem tudo é o que parece. Todos os personagens são multidimensionais e mesmo os criminosos têm seus motivos e fica difícil tomar partido de um lado - todos têm razão sob seu próprio ponto de vista. O tratamento dado a única mulher da obra - Carrie Lane (Karen Steele) - choca pelo machismo extremo (os índios propuseram trocá-la por um cavalo) mas corresponde àquele período histórico e social.
O Homem que Luta Só parece um filme banal à primeira vista, mas o seu roteiro é engenhoso e seu ritmo é impecável, o que proporciona muito prazer à audiência. O prazer deve ter sido ainda maior para quem o viu na tela grande - foi filmado em cinemascope e usa e abusa dos grandes planos abertos, sendo um dos últimos bons faroestes da era de ouro de Hollywood.
Nota: 3/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas