Um filme por dia 2017 - 09/07 - Procurando Dory (2016)



Título original: Finding Dory
As animações da Pixar, embora voltadas também ao público infantil, costumavam não se deter apenas a divertir com bichinhos fofinhos e cores, tendo consistência cinematográfica, emocionando e fazendo pensar. Cada vez mais a Pixar se distancia desse nível de qualidade e para cada filme excelente como Divertida Mente temos vários medíocres como Carros 2, O Bom Dinossauro e Procurando Dory.
Praticamente uma refilmagem de Procurando Nemo, Procurando Dory mostra a fêmea de cirurgião-patela chamada Dory procurando por seus pais. Quase todos os percalços da sua jornada se baseiam no fato de Dory sofrer de perda de memória recente - ela lembra apenas do que aconteceu nos últimos segundos. Como seria impossível contar uma estória assim, ela lembra e esquece de coisas conforme a conveniência do roteiro e depois de pouco tempo esse expediente se torna cansativo e previsível. Muitas ideias de Procurando Nemo são reutilizadas, o que poderia ser positivo se fosse feito de forma criativa, mas tudo é preguiçoso e enfadonho. Pode-se dizer que tecnicamente Procurando Dory se destaca mas até isso é discutível, já que a arte parece ser toda reciclada de Procurando Nemo e a excelência técnica é o que se espera em produções desse porte.
Triste ver que a Pixar caiu na vala comum, deixando cada vez mais de arriscar em argumentos novos e investindo em continuações. Procurando Dory não emociona e muito menos empolga, é um filme descartável que só serve para distrair crianças menos exigentes por uma hora e meia e vender peixes de pelúcias.
Nota: 2/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas