Um filme por dia 2017 - 14/07 - Infâmia (1961)



Título original: The Children's Hour
Infâmia é perturbador ao mostrar como uma acusação sem provas, se grave o suficiente para chocar a sociedade, pode destruir completamente a vidas dos envolvidos.
As amigas Karen (Audrey Hepburn) e Martha (Shirley MacLaine) mantêm uma escola para meninas e são acusadas por uma das garotas de manter um relacionamento homossexual. A partir daí a vida delas desmorona, mostrando ao mesmo tempo como uma mentira leviana pode ser destrutiva e o preconceito da sociedade, que enxerga as hipotéticas mulheres homossexuais como uma aberração. O destaque, além da estória de um realismo perturbador, fica com a atriz mirim Karen Balkin, que interpreta Mary Tilford, a criança que conta a mentira sobre as professoras e move o filme em uma performance com sutilezas espantosas para uma atriz infantil - a maior prova disso é a raiva que sentimos de Mary mesmo ela sendo apenas uma menina.
A forma como a velha geração é representada na obra é devastadora e as suas duas representantes, as tias de Mary e Martha, são intolerantes e traiçoeiras, em uma demonstração de que os novos tempos - o início da década de 60 - não mais suportam as velhas mentalidades.
Pode-se dizer que Infâmia é excessivamente dramático em alguns momentos, mas é perfeitamente justificável pela temática pesada e pelo gênero, o melodrama. Além disso, mostra que o cinema pode ser educativo e até mesmo premonitório: se alguns jornalistas e policiais tivessem assistido a Infâmia, talvez o nefasto caso envolvendo a Escola Base em 1994 pudesse ter sido evitado.
Nota: 5/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas