Um filme por dia 2017 - 16/07 - A Noite dos Mortos-Vivos (1968)



Título original: Night of the Living Dead
A mitologia zumbi no cinema da forma que conhecemos hoje é toda baseada em A Noite dos Mortos-Vivos, filme dirigido por George Romero com recursos modestos e cheio de boas ideias.
Todos os elementos que hoje soam até banais - zumbis lentos que podem ser mortos com tiro na cabeça e infectam através da mordida - já estavam nessa obra de 1968 e mesmo que seja discutível se foram criados ou copiados, o fato é que foram formatados e compilados em A Noite dos Mortos-Vivos. Olhando com cuidado, a maioria senão todos os filmes de zumbis contemporâneos são de certa forma refilmagens de A Noite dos Mortos-Vivos. Até mesmo a ideia central do seriado de sucesso  The Walking Dead, os conflitos entre os humanos e o comportamento desses em uma situação extrema, já havia sido explorada por Romero na sua obra mostrando que os humanos, em grande parte por conta de sua imprevisibilidade, são mais perigosos do que os zumbis.
Com poucos sustos e violência até que discreta para um filme desse gênero, A Noite dos Mortos-Vivos destaca-se por seu clima, ambientação e roteiro, que nunca cai na tentação de atitudes inverossímeis ou soluções improváveis. É uma obra seca e realista dentro da hipótese dos zumbis serem reais e isso que a torna tão assustadora.
Nota: 4/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas