Um filme por dia 2017 - 30/07 - Os Fantasmas se Divertem (1988)



Título original: Beetlejuice
Um casal de protagonistas que morre logo no início da projeção e um bio-exorcista - um exorcista ao contrário, que expulsa os vivos: só isso já mostra a capacidade de subverter as expectativas do público e a criatividade de Os Fantasmas se Divertem. Mais preocupado em surpreender do que em manter-se coerente, Os Fantasmas se Divertem patina na estória mas tornou-se parte da cultura pop com seus personagens e visual de desenho animado.
Adam (Alec Baldwin) e Barbara Maitland (Geena Davis) adoram sua casa e são constantemente pressionados a vendê-la pela corretora Jane (Annie McEnroe). O casal morre em um acidente e como fantasmas se recusam a deixar o lar que tanto amavam, agora ocupados por novos moradores. Toda a estória se baseia na tentativa do casal expulsar os novos donos da casa que estão vivos, exatamente o oposto ao que estamos acostumados, com fantasmas que assombram residências e devem ser expulsos - aqui os vivos é que são assustadores. O desenho de produção e dos personagens é característico do diretor Tim Burton e vários dos elementos serão reprisados em obras como O Estranho Mundo de Jack e A Noiva Cadáver, sempre tratando a morte e o macabro como algo natural e até engraçado.
Não poderia deixar de destacar o personagem título (ao menos no original em inglês), Beetlejuice ou na verdade Betelgeuse (Michael Keaton), o fantasma bio-exorcista que quer vender os seus serviços aos Maitland e expulsar os habitantes vivos da casa. O filme acerta em utilizar Betelgeuse de forma comedida, com pouco tempo na tela para que não enjoemos dele mas roubando toda a atenção quando aparece. Todo o humor, principalmente quando tem a participação de Betelgeuse é cartunesco, com lógica e física de desenho animado e consequentemente muito divertido.
Os Fantasmas se Divertem descarta a coesão para criar momentos na tela e isso acaba soando como preguiça dos roteiristas, já que em um filme como esse, comédia com fantasmas, qualquer regra poderia ser criada e seguida sem problemas pois é totalmente desconectado com a realidade. Todo o segundo ato - o meio do filme - parece desnecessário em termos de estória e sem muito sentido, servindo apenas para ocupar espaço enquanto aguardamos a conclusão. Independente dos problemas, Os Fantasmas se Divertem é único a sua maneira e mesmo não sendo uma obra-prima ainda é muito lembrado mesmo com quase 30 anos de idade.
Nota: 3/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas