Um filme por dia 2017 - 19/07 - Um Passado Sombrio (2014)



Título original: Every Secret Thing
Um Passado Sombrio (também conhecido no Brasil como Todos os Segredos) discute o quanto as crianças são realmente inocentes e o papel dos pais nos atos dos filhos. A estrutura e a estética do filme não acompanham a riqueza da temática e a despeito do seu assunto instigante passa uma sensação de telefilme ou série televisiva.
Uma criança desaparece e as suspeitas são Ronnie Fuller (Dakota Fanning) e Alice Manning (Danielle Macdonald), que acabaram de sair da prisão depois de sete anos por conta do sequestro e assassinato de um bebê, que elas cometeram quando tinham apenas onze anos de idade. O filme vai revelando a estória aos poucos, com flashbacks. Esse recurso prende a atenção da audiência, mas nem sempre as cenas representando o passado são misturadas organicamente à narrativa presente, aumentado a sensação de ser apenas um truque para manter o ritmo da produção. Outro problema é que a montagem acaba repetindo algumas cenas, da mesma forma que as novelas fazem, demonstrando uma clara falta de confiança na inteligência de quem assiste a obra.
Independente dos problemas, a estória toca em pontos interessantes e é até perturbadora em alguns momentos. Vemos as crianças como pessoas inocentes, que não tem discernimento para o certo e o errado e Um Passado Sombrio coloca essa visão em dúvida, mostrando com uma estória plausível - já houve casos parecidos na vida real - que os pequenos podem sim mentir e manipular. Ao mesmo tempo, de uma forma acertada atribui aos pais uma grande parcela de culpa, seja por omissão ou mesmo incentivando de forma explícita os filhos a seguir o caminho errado.
Um Passado Sombrio é um bom filme pelo peso dos fatos que narra e não pela sua forma. Tem coragem de mexer com alguns tabus e é eficiente em ser aflitivo - impossível não ficar incomodado e apreensivo vendo bebês chorando e correndo riscos. Será lembrado pela sua estória e não pelos seus planos e cortes.
Nota: 3/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas