Um filme por dia 2017 - 21/07 - Donnie Darko (2001)



Título original: Donnie Darko
Tudo em Donnie Darko se encaixa: a época, o roteiro, as músicas, o clima de mistério, tudo contribuindo para criar uma atmosfera única em um filme que se tornou cult e é aberto a múltiplas interpretações, ainda que a sua estória se desenrole de forma clara.
Donnie Darko (Jake Gyllenhaal) é um adolescente com problemas psicológicos/psiquiátricos que começa a ter visões com um homem fantasiado de coelho - não um coelho normal, mas um monstruoso como uma fantasia de halloween. Esse coelho explica que o mundo acabará dentro de alguns dias (aproximadamente um mês) e dentro desse período Donnie começa a experimentar outras alucinações e interessar-se por coisas como viagens no tempo.
Há no filme uma forte crítica ao sistema educacional, que se mostra anacrônico e não ensina os jovens a pensarem e sim repetirem padrões pré-estabelecidos, protegendo-os excessivamente por um lado do que é considerado imoral como o sexo e largando-os à própria sorte com os preconceituosos e os bullies. Os chamados "normais" não enfrentam o sistema mesmo discordando dele e é preciso alguém com uma certa loucura libertária como Donnie para expor todos os seus problemas.
Os signos por trás dos atos de Donnie Darko podem ser vistos de diversas maneiras: o machado na cabeça do mascote da escola, mascotes esses normalmente usados em competições quase como símbolos de guerra, o que pode significar uma negação da educação competitiva e belicosa tão festejada nos Estados Unidos; a inundação da escola, como se tudo aquilo precisasse ser purificado; o carinho pela idosa chamada de Senhora Morte, acolhendo-a como uma pessoa normal enquanto todos os outros a temem e a evitam, da mesma forma que normalmente fazemos com a nossa mortalidade. Como em Alice no País das Maravilhas, Donnie segue o coelho mas não cairá em um buraco normal mas em um buraco de minhoca, criando um conto de fadas contemporâneo com um final condizente com a perda da inocência dos dias atuais.
Nota: 4/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas