Um filme por dia 2017 - 29/07 - Um Contratempo (2016)



Título original: Contratiempo
Um Contratempo é um bom filme com final surpreendente, que poderia ser ainda melhor não fossem alguns pontos negativos que incomodam quase ao ponto de estragar toda a experiência.
O jovem e premiado executivo Adrián Doria (Mario Casas) é encontrado em um quarto de hotel com o cadáver de sua amante Laura (Bárbara Lennie) e é imediatamente acusado de assassinato, já que ninguém viu outra pessoa entrar ou sair do quarto, que estava trancado por dentro quando a polícia chegou. Adrián nega ser o assassino e toda a obra se desenvolve mostrando o acusado contando diversas versões do que teria ocorrido para a sua advogada a fim de montar sua defesa, assim como fatos acontecidos durante o seu passado com Laura. Pouco a pouco novos elementos vão sendo introduzidos, envolvendo outras pessoas e complicando toda a estória. Essa complicação passa um pouco do ponto e ao mesmo tempo que move o filme também gera confusão e erros de lógica, como quando Adrián diz que em determinado momento foi a última vez que viu Laura para dez minutos depois ele reencontrá-la. Outro problema é a trilha sonora, ostensiva demais e marcando as cenas de forma tão intensa que incomoda - a música não precisa explicar a cada segundo o que o público deve sentir com determinado plano. Mas o grande ponto fraco de Um Contratempo é o protagonista, Mario Casas: ele é péssimo, com a mesma expressão letárgica em qualquer situação ou momento emocional. Ele parece tentar transmitir a frieza de Adrián Doria mas acaba mostrando apenas a sua incapacidade de interpretar.
Prendendo a atenção todo o tempo - às vezes até pelas suas falhas - Um Contratempo é satisfatório e isso se confirma na sua conclusão, que realmente é difícil de se antecipar. Então se fizermos de conta que Adrián Doria é daquele jeito por conta de algum problema cognitivo e colocarmos a TV em um volume baixo, Um Contratempo é uma excelente diversão.
Nota: 3/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas