Um filme por dia 2017 - 12/07 - O Segredo da Cabana (2012)



Título original: The Cabin in the Woods
Personagens caricatos, comportamentos improváveis, clichês de todos os tipos: essa é a tônica da maioria dos filmes de horror. O Segredo da Cabana abraça esses lugares-comuns mas tentando explicá-los sob uma perspectiva lógica dentro do seu universo fantasioso.
Cinco amigos vão para uma cabana isolada na floresta para se divertir, ou seja, transar e fumar maconha. Essa premissa é quase que obrigatória em filmes de terror do tipo slasher - assassinos psicopatas matando aleatoriamente - e os assassinatos são vistos quase que como uma punição aos jovens "pecadores". O diferencial de O Segredo da Cabana é que por trás desses elementos conhecidos há uma organização manipulando tudo, desde os papéis assumidos pelos jovens - o machão, a recatada, o bobo - até as atitudes inverossímeis, como entrar em um porão desconhecido e invocar espíritos. Não irei revelar aqui os objetivos dos que estão por trás dos acontecimentos na cabana para não estragar a surpresa de quem ainda não assistiu ao filme, mas tudo se encaixa bem dentro do mundo que o filme representa, ainda que exista o elemento sobrenatural, com o bônus de permitir que qualquer gênero de horror possa ser encaixado dentro da mecânica da obra.
O Segredo da Cabana repete fórmulas batidas de uma forma inovadora, fazendo com que a audiência assista algo familiar e novo ao mesmo tempo. No cinema as ideias são e sempre serão repetidas e copiadas e o que realmente importa é a forma como isso é feito. Para completar, os realizadores foram corajosos o suficiente para entregar um final que não suporta em tese continuações, mesmo tendo criado uma estrutura que permitiria diversos outros filmes. Como foi bem de bilheteria, acho difícil que não sejam pressionados a fazer mais um, mesmo que seja não uma sequência mais uma prequela. Se for bem realizado como o original será um prazer conferir.
Nota: 3/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas