Um filme por dia 2017 - 08/07 - População 436 (2006)



Título original: Population 436
O recenseador Steve Kady (Jeremy Sisto) vai até a pequena cidade de Rockwell Falls verificar seus registros civis para tentar descobrir o por que da população local manter-se precisamente estável - 436 habitantes - já há várias décadas. O que parece uma premissa original desenvolve-se em um filme fraco e com um final que rebaixa ainda mais o seu patamar.
O argumento do estranho chegando em uma sociedade fechada não é novo e já foi levado às telas em bons filmes, como por exemplo O Homem de Palha, de 1973, com Christopher Lee. População 436 renova a ideia de uma forma instigante, adicionando o mistério da população estável: por que 436 pessoas, como isso se mantém por tantos anos? Após a curiosidade inicial a obra cai no lugar comum, com pessoas aparecendo sorrateiramente por trás de outras apenas para entregar um susto fácil e a aparência assustadora dos habitantes, gritando com seus olhares intimidadores que o herói Steve Kady corre perigo e nunca devia ter aparecido por lá. Apesar de ordinário, o desenvolvimento da estória mantém o interesse até chegarmos perto do final, onde as coisas acontecem de forma rápida e atropelada (temos a sensação de que dias se passaram mas foi apenas uma noite) e a conclusão põe tudo a perder, sugerindo uma força sobrenatural que até o momento parecia estar apenas dentro da cabeça dos nativos fanáticos.
Os roteiristas de População 436 caíram na armadilha que eles próprios prepararam, não sabendo desatar o nó criado com eventos fantásticos feitos para chamar a atenção da audiência, obrigando-os a apelar para um poder sobrenatural. O que poderia ser um bom passatempo transformou-se em uma obra a ser evitada.
Nota: 2/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas