Um filme por dia 2017 - 18/07 - Fome de Poder (2016)



Título original: The Founder
Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial... independente do gosto gastronômico de cada um, não há como negar a onipresença do McDonald's, na cultura pop e até na teoria econômica com o índice Big Mac. Fome de Poder mostra o nascimento da rede de lanchonetes em um filme agradável, ainda que pouco crítico e muitas vezes com cara de propaganda.
O vendedor Ray Kroc (Michael Keaton) comercializa misturadores de milk-shake e ao fazer uma entrega em uma nova lanchonete chamada McDonald's fica fascinado com algo nunca visto: não há garçonetes, tudo é descartável, o menu é reduzido e os lanches ficam prontos em 30 segundos, sendo feitos em uma linha de montagem inspirada na indústria automobilística. Ray fica obcecado por aquilo e convence os proprietários, os irmãos Dick (Nick Offerman) e Mac McDonald (John Carroll Lynch), a criarem uma sociedade e transformar a marca em uma franquia.
A atmosfera da obra é sempre agradável, mesmo nos momentos de conflito, o que reforça a incômoda sensação de publicidade em forma de filme. A recriação de época, anos 50, é impecável e sem ostentação, de forma que todo o ambiente seja natural e esqueçamos de que aquilo é apenas desenho de arte em um filme, com destaque obviamente para as recriações das lanchonetes McDonald's da época, com seus copos, logotipos, cozinhas e uniformes. Não podemos esquecer de Michael Keaton que aqui é o protagonista padrão, dominando o seu personagem e sustentando o filme - ele está em 90% das cenas, em algumas delas sozinho na tela.
Ao olharmos por baixo do brilho dos arcos dourados, percebemos que o nascimento do McDonald's não foi tão belo e puro e mesmo que os irmãos criadores tenham recebido uma boa compensação financeira, é legítimo afirmar que Ray Kroc roubou o McDonald's deles. O sonho americano pode até acontecer em alguns casos, mas além do sonho temos a realidade americana que é o capitalismo selvagem, que sempre vai falar mais alto do que idealismos ingênuos. Dick e Mac McDonald seguiram os seus ideais até o fim e pagaram o preço por isso, perdendo até o próprio nome.
Nota: 3/5


Fabio Consiglio

Comentários

Unknown disse…
O roteiro é bem estruturado. Mantém o interesse mesmo depois do sucesso dos restaurantes, pois o Ray ainda está com problemas financeiros, tem conflitos com os irmãos McDonald. Em 2016 houve estréias cinematográficas excelentes, mas o meu preferido foi a Fome de Poder por que além de ter uma produção excelente, a história é linda. Inclusive, achei que é um filme ideal para se divertir e descansar do louco ritmo da semana. Eu gosto da forma em que ela esta contada, faz a historia muito mais interessante e boa.
Fabio Consiglio disse…
Emma, Fome de Poder é divertido e envolvente, mas o principal na minha opinião é mostrar que grandes empresas não são criadas com purismo e caráter ilibado, mas com ambição e pragmatismo.
Continue acessando o blog, obrigado pelos comentários, abraço!

Postagens mais visitadas