Um filme por dia 2017 - 28/07 - Mojave (2015)



Título original: Mojave
Mojave ou O Assassino de Mojave conta a estória do insuportável cineasta Tom (Garrett Hedlund), que aborrecido com a sua vida de luxos, festas e prêmios vai para o deserto de Mojave com ideias suicidas. Lá encontra Jack (Oscar Isaac), um estranho personagem que vive nessa região inóspita e passa a perseguir Tom após alguns eventos que os dois viveram enquanto estavam isolados.
O que chama a atenção no filme é o quanto todos os personagens são desprezíveis e logo passamos a torcer para que todos se matem e não sobre ninguém. A obra brinca com essa falta de projeção da plateia, citando um certo momento que ninguém tem pena do sofrimento de pessoas ricas. Mas não são as posses materiais que tornam todos antipáticos mas suas atitudes em relação aos outros e à vida.
A estória como um todo não faz muito sentido e a maioria dos seus acontecimentos é inverossímil. A mediocridade é camuflada com alguma filosofia de botequim - o que pode querer um homem que já tem o que queria - e com a ideia do doppelgänger ou duplo de Tom. Jack seria o Tom sem sorte, que não deu certo, tendo ambos o mesmo talento e inteligência, assim como a falta de caráter, mas Tom estava no lugar e hora certo e tornou-se um cineasta milionário de sucesso enquanto Jack vivia de restos no deserto. O conceito é muito interessante e com realizadores mais talentosos poderia render um bom filme, o que não é o caso de Mojave.
Nota: 2/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas