Um filme por dia 2017 - 03/08 - Assassino Invisível (2014)



Título original: The Town That Dreaded Sundown
Assassino Invisível é assumidamente baseado em Pânico ao Anoitecer de 1976 (várias cenas do filme original são mostradas e recriadas), que por sua vez é vagamente baseado em crimes reais que aconteceram em 1946. Acredito que seja fácil perceber que essas inspirações em cadeia não podem - e não irão - produzir um bom filme.
O mais interessante de Assassino Invisível é a cidade onde os eventos ocorrem e que é uma importante personagem da trama, Texarkana, que fica na divisa entre dois estados e na verdade são duas cidades gêmeas: Texarkana no Texas e Texarkana no Arkansas, com dois prefeitos, xerifes e leis correspondentes aos estados a que pertencem. Descontando-se esse fato tudo na obra é banal e Assassino Invisível nada mais é do que um genérico de Sexta-Feira 13 e do seu famoso assassino Jason. As motivações dos personagens, principalmente um muito importante na execução dos assassinatos, não faz sentido e a explicação do por quê emula de forma pobre os motivos dos assassinos da franquia Pânico - já perdi a conta de quantos filmes foram "homenageados".
Provavelmente o diretor Alfonso Gomez-Rejon de Assassino Invisível era um grande fâ da obra original - só isso para justificar essa revisita logo no seu primeiro longa-metragem. Confesso que não assisti ao filme de 1976 e não quero julgá-lo sem conhecê-lo mas não acredito que seja uma obra-prima a se julgar pelo tema e pelas cenas exibidas na sua reimaginação. Talvez ele tenha julgado que Pânico ao Anoitecer, sendo quatro anos mais novo, inspirou Jason de Sexta-Feira 13 e quis fazer justiça. A única coisa que ele conseguiu ao mexer no cadáver foi cometer o crime de vilipêndio.
Nota: 2/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas