Um filme por dia 2017 - 23/08 - Bananas (1971)



Título original: Bananas
Em Bananas Woody Allen expõe o quão ridículas são as ditaduras latino-americanas, ainda que sanguinárias, assim como as intervenções dos Estados Unidos nesse países.
Fielding Mellish (Woody Allen) se envolve com a ativista Nancy (Louise Lasser) e acaba viajando para San Marcos, um pequeno país latino-americano em meio a um golpe de estado. A estupidez de todos os lados é exposta e ninguém é poupado: a imprensa tratando tudo como um espetáculo, com o golpe sendo televisionado como um evento esportivo, os militares golpistas, com sua truculência vaidosa, os rebeldes, que são idênticos aos atuais mandatários só que do outro lado e os Estados Unidos, apoiando a qualquer um que sirva a seus interesses camuflando tudo com o batido discurso de defesa da liberdade. Tudo é feito com humor para todos os gostos, com destaque para o incrível texto de Woody Allen, mas com espaço para o humor físico e até algum apelo erótico.
Bananas é um clássico que explica a atuação dos EUA na América Latina durante as décadas de 60 e 70 melhor do que muitos livros ditos sérios, além de ser engraçadíssimo. Não à toa, está na lista do American Film Institute dos 100 mais engraçados filmes norte-americanos na posição 69, o que combina perfeitamente com a obra.
Nota: 5/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas