Um filme por dia 2017 - 15/08 - Pantaleão e as Visitadoras (2000)



Título original: Pantaleón y las visitadoras
Adaptação do romance homônimo de Mario Vargas Llosa, Pantaleão e as Visitadoras conta uma estória original e inusitada: a implantação pelo Exército Peruano de um serviço executado pelas chamadas "visitadoras", prostitutas contratadas para servirem aos soldados peruanos em localidades remotas da selva amazônica, sob o comando do Capitão Pantaleón Pantoja (Salvador del Solar).
O grande destaque do filme é o material de Varga Llosa, que mistura comédia e drama recheados de críticas irônicas às instituições e à sociedade. Nada escapa da acidez do texto, que não poupa os militares e seus métodos que beiram o transtorno obsessivo compulsivo e a sociedade, hipócrita e sempre disposta a enxergar os fatos da maneira que lhe convém. Os delitos ancestrais, prostituição e consumo de drogas, sempre existiram e sempre existirão e a luta contra eles, liderada pelo governo com a ajuda das religiões organizadas, normalmente manipula a opinião pública para obter o apoio da sociedade nessa guerra, com interesses que envolvem invariavelmente muito dinheiro. O terceiro braço da tríade, a imprensa, não foi esquecida e é mostrada como corrupta e manipuladora na figura do radialista Sinchi (Aristóteles Picho).
Outro ponto abordado é a cultura da meritocracia às avessas, mostrada no Exército Peruano mas que caberia na maioria dos serviços públicos latino-americanos, ilustrada pela extrema eficiência do Capitão Pantaleón que, ao contrário do que seria o lógico, não o leva a um crescimento na carreira mas o oposto, à sua ruína profissional.
A primeira metade de Pantaleão e as Visitadoras, que mostra a montagem da organização das visitadoras, tem ritmo impecável e fluente; a segunda parte perde muito tempo com o romance de Pantaleón e Colombiana (Angie Cepeda), como se tudo já tivesse sido contado e agora só restasse esperar pelos eventos finais e conclusão. Independente desse pequeno desequilíbrio, Pantaleão e as Visitadoras é uma produção competente e uma obra ímpar por conta da sua rica fonte de inspiração.
Nota: 4/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas