Um filme por dia 2017 - 09/08 - O Lar das Crianças Peculiares (2016)



Título original: Miss Peregrine's Home for Peculiar Children
O Lar das Crianças Peculiares é baseado no livro O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares de Ransom Riggs, que se inspirou em antigas fotos com figuras assustadoras e pitorescas colecionadas pelo autor. Levar essa espécie de X-Men com crianças frágeis e nada heroicas para o cinema parecia uma boa ideia, mas resultou em um filme insosso.
Algumas decisões tomadas pelos realizadores de O Lar das Crianças Peculiares parecem incorretas: para quê o pai de Jake (Asa Butterfield) foi com ele para a ilha remota a fim de encontrar o lar das crianças peculiares? Pode-se dizer que ele é menor de idade e precisa de acompanhamento, mas como estamos falando de um filme alguma justificativa deveria ser dada para que ele fosse sozinho, porque a presença de seu pai soa como um artifício para criar dificuldades artificiais, que logo são superadas, apenas para aumentar a duração da obra. Outro problema é a falta de normas claras no universo diegético ao qual o filme pertence e confesso que não entendi boa parte das "regras": os monstros chamados etéreos podiam ou não ser vistos por Miss Peregrine (Eva Green)? Se eles projetam sombra, qual a grande dificuldade em saber onde eles estão? As crianças podiam ficar quanto tempo fora do loop temporal sem envelhecer? Essa falta de respostas demonstra uma certa preguiça dos roteiristas em elaborar uma estória mais bem amarrada. Para finalizar, o maior erro foi a escalação do protagonista, Asa Butterfield. Ele já era fraco ainda criança em A Invenção de Hugo Cabret de 2011 e piorou ainda mais agora que é um jovem, não tendo carisma e falhando em demonstrar emoções.
Talvez seja isso que defina O Lar das Crianças Peculiares, a falta de emoção. O vínculo criado entre a plateia e os personagens é fraco e acabamos não nos preocupando com o destino deles, fato piorado pela previsibilidade do roteiro. Sem criar emoção ou ter uma estória memorável e nem sendo explosivo como um filme pipoca, O Lar das Crianças Peculiares acaba ficando preso em seu próprio loop, não chegando a lugar algum.
Nota: 2/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas