Um filme por dia 2017 - 04/08 - Terremoto (1974)



Título original: Earthquake
Junto com O Destino do Poseidon e Inferno na Torre, Terremoto fundou as bases dos chamados filmes catástrofe contemporâneos. As fórmulas usadas nesses filmes do começo da década de 70 são as mesmas que podemos encontrar em obras mais modernas como Titanic de 1997 ou O Impossível de 2012.
A fórmula é a seguinte: vários personagens são apresentados, alguns conectados entre si e outros não, mas todos compartilharão da tragédia que está por vir mostrando heroísmo, medo, superando obstáculos e sendo obrigados a deixar para trás pessoas amadas (ou não) vitimadas pelo desastre. O filme acerta em não focar apenas no protagonista Graff (Charlton Heston), distribuindo bem a estória entre vários personagens. Por outro lado, o equilíbrio falha ao não aproveitar melhor personagens de atores talentosos como o bêbado interpretado por Walter Matthau ou esquecer de outros, como o motociclista Miles (Richard Roundtree), que desaparece do filme em determinado momento e não ficamos sabendo nada sobre o seu destino. Os efeitos especiais são convincentes ao retratar o estrago causado por um terremoto e embora possam parecer datados em alguns momentos (década de 70, sem efeitos por computador, apenas maquetes e efeitos óticos) conseguem ajudar a contar a estória de maneira satisfatória.
Terremoto é um excelente passatempo, com bom ritmo e alguns pequenos problemas, mas que chama a atenção mesmo hoje em dia. Soma-se a isso a diversão de vermos vários rostos conhecidas de Hollywood em versões diferentes das que estamos acostumados: mais novas, como George Kennedy, ou mais velhas, como Ava Gardner. A dica é ignorar que o que está sendo destruído são apenas maquetes e divertir-se com Terremoto.
Nota: 3/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas