Um filme por dia 2017 - 29/08 - Uma Sombra Passou Por Aqui (1969)



Título original: The Illustrated Man
Uma Sombra Passou Por Aqui é baseado, ou melhor, inspirado no romance The Illustrated Man de 1951 do famoso escritor de ficção científica Ray Bradbury. O filme, apesar de apresentar aspectos interessantes, soa datado e passa uma sensação de incompletude, como se fosse o primeiro episódio de um seriado.
Carl (Rod Steiger) é um homem que tem o corpo inteiramente ilustrado - ele rejeita a palavra tatuagem preferindo utilizar o termo ilustrações - e ao encontrar o andarilho Willie (Robert Drivas) passa a contar a sua estória e como conseguiu as ilustrações em sua pele. Cada um dos desenhos visualizados por Willie conta uma estória, normalmente no futuro e em realidades alternativas.
Os pequenos segmentos, iniciados pelas visão das tatuagens, exploram basicamente 3 ideias que põem em risco a humanidade: o perigo da tecnologia, o perigo da disciplina desumanizadora (como acontece com os militares) e o perigo das crenças extremas e nocivas (como as seitas que pregam o suicídio por conta do fim do mundo ou qualquer outro motivo). Embora os temas sejam atuais e existam boas ideias - por exemplo uma sala de jogos que funciona como o holodeck de Star Trek - todo o visual, design de arte e figurino ficaram ultrapassados e chega a ser constrangedor vermos as pessoas no futuro, dentro de casa, vestindo macacões metálicos e botas de encanador.
A impressão que temos é que o material inspirador - o livro de Ray Bradbury - era demais para os realizadores de Uma Sombra Passou Por Aqui e o filme acabou ficando muito aquém do que poderia ser. Longe de ser um filme ruim, decepciona pelo potencial desperdiçado.
Nota: 3/5


Fabio Consiglio

Comentários

Unknown disse…
Eu amo os filmes inspirados nas obras de Ray Bradbury! É interessante ver um filme que está baseado em bons livros, acho que são as melhores historias, porque não necessita de muito para fazer uma boa produção O filme filme Fahrenheit 451 é um dos filmes que serão lançados dele. Li o livro de Ray Bradbury faz alguns anos e foi uma das melhores leituras até hoje. A verdade adorei ver o trailer de Fahrenheit 451, porque parece que tem toda a essência do livro mais uma produção audiovisual incrível. Já quero assistir!
Anônimo disse…
Andrea, obrigado pelos comentários. Há uma obra incrível de Bradbury que nunca foi adaptada para o cinema ou TV (pelo menos eu não tenho conhecimento): As Crônicas Marcianas; se tiver oportunidade, não deixe de ler.
Outro ótimo conto é A Sound of Thunder (Um Som de Trovão), que gerou uma adaptação direta, O Som do Trovão, filme fraco de 2005 e o bom Efeito Borboleta de 2004, que embora utilize apenas a ideia central, um pequeno ato do passado gera consequências imprevisíveis no futuro, consegue manter o espírito da obra de Bradbury.
Continue acompanhando o blog,

Abraço, Fabio Consiglio

Postagens mais visitadas