Um filme por dia 2017 - 18/08 - O Caseiro (2016)



Título original: O Caseiro
O Caseiro é um exemplar de um gênero não muito explorado pelo cinema brasileiro, o horror sobrenatural, que apesar das falhas e da óbvia inspiração em O Sexto Sentido (1999) prende a atenção e consegue surpreender com o segredo revelado em sua conclusão.
Davi (Bruno Garcia) é um psicólogo que escreveu um livro onde demonstra, através de casos práticos, que os fantasmas não existem e são produtos de mentes que vivenciaram algum tipo de trauma. A jovem Renata (Malu Rodrigues) pede sua ajuda para tentar descobrir o que acontece com sua irmã Julia (Bianca Batista), que alega receber a visita do fantasma de um antigo caseiro da fazenda onde vive.
A produção poderia ser mais sutil e deixar a plateia na dúvida, pelo menos por algum tempo, sobre a natureza sobrenatural dos eventos, mas a trilha sonora marcada e pesada praticamente grita para a audiência desde os primeiro minutos do filmes que um fantasma vai aparecer a qualquer momento. O comportamento do psicólogo Davi também causa estranheza, pois apesar de afirmar não acreditar em fantasmas e dizer mais de uma vez que não é um caça-fantasmas ele age como se acreditasse e como se estivesse procurando por fantasmas. Isso pode até ser explicado pela verdadeira natureza das suas experiências, que será revelada mais tarde, mas a forma como ele se apresenta não corresponde aos seus atos.
Apesar da produção carente de recursos - por exemplo a casa da fazenda, nitidamente um hotel mal disfarçado - O Caseiro consegue nos enganar e o seu final surpreendente ainda faz sentido mesmo se assistirmos ao filme novamente cientes da sua reviravolta e procurando falhas que comprometam a lógica da solução - eu não achei nenhuma erro. Só pelo fato dos produtores arriscarem em um gênero não tradicional do nosso cinema evitando as onipresentes comédias de costume, somado a sua engenhosidade, O Caseiro merece aplausos.
Nota: 3/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas