Um filme por dia 2017 - 20/08 - O Terror das Mulheres (1961)



Título original: The Ladies Man
Jerry Lewis faleceu aos 91 anos ontem, 20/08/2017, e será lembrado como perfeccionista, rabugento, o primeiro nerd personificado no cinema além de obviamente um cômico genial, fonte de inspiração e imitação de uma geração de humoristas passando por Jim Carrey e Steve Martin e chegando até aos brasileiros Marcius Melhem e Leandro Hassum. Em O Terror das Mulheres, estrelado e dirigido por Lewis, a estória é simples, quase inexistente, dando espaço ao humor físico milimetricamente coreografado dentro de uma estrutura de esquetes criativos.
Herbert H. Heebert (Jerry Lewis) é abandonado pela sua pretensa namorada no dia de sua formatura. Decepcionado com as mulheres, vai a procura de emprego evitando a todo custo o contato com as garotas, mas acaba conseguindo trabalho em uma casa enorme que serve como uma espécie de pensão para dezenas de jovens senhoritas. O que mais chama a atenção nos primeiros minutos de O Terror das Mulheres, além claro da graça de Jerry Lewis (é impossível não rir quando a mãe de Herbert é mostrada - o próprio Lewis travestido!) é o enorme cenário utilizado como a mansão de Miss Helen N. Wellenmellon (Helen Traubel), local onde moram as diversas garotas e que se parece com uma grande casa de bonecas, com vários andares e cômodos abertos, escancarando a sua natureza lúdica. O ambiente é perfeito para as mais diversas cenas cômicas, sem preocupação com o realismo, muitas vezes utilizando lógica e humor de desenho animado. O humor de Lewis é muitas vezes baseado na mise-en-scène, usando e abusando de quedas, tropeços e encontrões, o que talvez não agrade a todos, mas não há como ignorar a excelência na criação e execução dos atos.
O Terror das Mulheres é um filme delicioso, para assistirmos rindo de forma despretensiosa. Ele não conquista por seu roteiro mas pela engenhosidade das suas gags e piadas, utilizando o talento de Jerry Lewis como comediante e como diretor, em um tipo de humor infantil que foi um pouco desgastado pelo excesso de imitações mas que nesse caso ainda mantém o frescor e genialidade do produto original.
Nota: 4/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas