Um filme por dia 2017 - 30/08 - Florence: Quem é Essa Mulher? (2016)



Título original: Florence Foster Jenkins
Logo no início de Florence: Quem é Essa Mulher? tive a impressão de que veria uma estória sobre uma rica mimada e entediada que alimentava o próprio ego através da ilusão de que sabia cantar. Graças porém ao trio de astros principal, que dão aos protagonistas uma dimensão humana ímpar, a obra envolve e emociona mesmo com sua trama simples e alguns momentos que quase sucumbem a pieguice.
A milionária Florence Foster Jenkins (Meryl Streep) ama a música e apoia financeira a cena musical novaiorquina. Graças ao seu poder econômico ela brinca de ser cantora lírica, a despeito da sua falta de talento, com o apoio incondicional do marido Clair Bayfield (Hugh Grant) e do pianista e companheiro de palco Cosmé McMoon (Simon Helberg). Tudo no filme é esquemático e nossos três heróis são constituídos apenas de virtudes - mesmo o fato de Clair ter uma amante é aceitável frente as circunstâncias - sendo impossível não apoiarmos Florence mesmo que ela cante como um pato sendo esganando. Esse maniqueísmo só funciona por conta do talento de Meryl, Hugh e Simon, carismáticos e transmitindo uma bondade infinita em todos os seus atos. Quanto a Meryl Streep é desnecessário comentar sobre suas qualidades como atriz; Hugh Grant está ótimo - interessante como ele melhorou com a idade, quando jovem era um ator tedioso - e a grande surpresa é Simon Helberg, que combinou perfeitamente com seu personagem e mostra um talento que até choca a quem está acostumado a vê-lo atuando no seriado (às vezes mediano, às vezes medíocre) The Big Bang Theory.
Acredito que com quaisquer outros atores Florence: Quem é Essa Mulher? seria um filme insuportável, mostrando uma milionária gastando dinheiro e importunando os outros com o seu passatempo. Com o talento do seu elenco, a obra toca e diverte mesmo não sendo um filme inesquecível.
Nota: 3/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas