Um filme por dia 2017 - 11/08 - Rastro de Maldade (2015)



Título original: Bone Tomahawk
Rastro de Maldade é um faroeste contemporâneo que tenta inovar ao colocar os personagens típicos do gênero - o xerife, os bandidos, o vaqueiro - lutando não uns contra os outros mas contra um inimigo comum.
Após a enfermeira Samantha (Lili Simmons) ser sequestrada, um grupo de quatro homens - o xerife Hunt (Kurt Russell), o marido de Samantha e vaqueiro Arthur (Patrick Wilson), o pistoleiro Brooder (Matthew Fox) e o ajudante de xerife Chicory (Richard Jenkins) - sai em missão de resgate e deverá enfrentar um bando de selvagens canibais chamados de trogloditas. Essa dinâmica de juntar algumas pessoas sem muito em comum para enfrentar uma ameaça externa não é nova e foi usada recentemente em outro faroeste, Cowboys & Aliens de 2011. O que difere Rastro de Maldade é sua crueza e violência explícita e não somos poupados de testemunharmos toda a brutalidade dos trogloditas em cenas dignas de filmes de horror. Na verdade a estória é extremamente simples e o que sustenta o filme são os atores, todos com carisma para preencher a tela sem esforço, a relação entre os personagens e a expectativa de descobrirmos quem irá sobreviver - durante toda a narrativa a missão é vista como suicida.
Gosto de enxergar as atitudes violentas dos trogloditas como uma vingança dos nativos contra o homem branco e Rastro de Maldade dá esse espaço, com Brooder se gabando de já ter matado dezenas de índios, incluindo mulheres e crianças. Porém os métodos brutais dos monstros somados às atitudes modernas dos heróis - por exemplo o carinho e respeito que eles demonstram pelas esposas - nos levam a torcer incondicionalmente pelos homens brancos. O fato da obra fazer com que nos deixemos levar mais pela emoção do que pela razão é uma prova de que ela foi bem realizada.
Nota: 3/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas