Um filme por dia 2017 - 12/08 - Estrada Perdida (1997)



Título original: Lost Highway
A maioria dos filmes de David Lynch são enigmas a serem desvendados (ou não!) pela audiência. Estrada Perdida não é exceção, sendo uma obra totalmente aberta, onde cada indivíduo vai enxergar signos, mensagens e até mesmo estórias diferentes.
É impossível resumir Estrada Perdida sem estragar surpresas inerentes à experiência - até mesmo a sinopse do imdb.com entrega demais, então vou dizer apenas que o filme começa acompanhando o casal Fred (Bill Pullman) e Renee Madison (Patricia Arquette), aparentemente com algum problema, já que ele é bastante frio com ela; além disso, eles recebem pelo correio estranhas fitas VHS com filmagens da casa e até mesmo do quarto do casal. A partir daí as coisas tomam rumos totalmente inesperados - talvez nem tanto para quem conhece a obra do diretor David Lynch. Estrada Perdida não é tão maluco quanto Eraserhead de 1977 e nem tão "explicável" quanto Cidade dos Sonhos de 2001 - estaria o diretor ficando mais palatável por pressão da indústria? - guardando algumas similaridades com o seriado Twin Peaks, permitindo interpretações que vão desde o sobrenatural, passando pelas alucinações e chegando até em realidades paralelas. Os elementos espalhados pelas cenas enriquecem a obra e suscitam as diferentes visões que temos do filme, como a cabana que sempre é mostrada sendo incendiada em câmera reversa - o que estamos vendo está em ordem cronológica? - ou um importante personagem que ao final parece estar envolto em raios - seria tudo aquilo uma alucinação em seus momentos finais na cadeira elétrica?
Não é preciso decodificar totalmente uma obra de arte, como uma pintura, para admirá-la. E é assim que Estrada Perdida deve ser visto, como uma obra a ser apreciada mesmo que não completamente entendida, com cada pessoa projetando seus próprios medos e experiências e tornando a experiência inesquecível.
Nota: 5/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas