Um filme por dia 2017 - 19/08 - O Panaca (1979)



Título original: The Jerk
No seu primeiro longa-metragem como estrela principal, Steve Martin brilha encarnando o extremamente ingênuo Navin em O Panaca, comédia nonsense que usa as atitudes inocentes e infantis do seu protagonista para fazer rir.
Navin é um homem branco adotado por uma família negra (no começo do filme ele não sabe que é adotado!) que decide abandonar seu lar para viver por conta própria. As suas atitudes idiotas, que o fazem agir quase como um deficiente mental, trazem problemas mas também o amor e até o sucesso. A obra é um veículo perfeito para o talento de Steve Martin e é impossível não rir com as situações absurdas em que Navin se envolve, muitas vezes lembrando um desenho animado com pessoas reais. O roteiro é fantasioso e não faz muito sentido, mas combina perfeitamente para esse tipo de filme em que as risadas são muito mais importantes do que qualquer lógica. O que realmente importa em um filme do gênero comédia é o ritmo, eficiente nesse caso distribuindo bem as piadas ao longo de toda a obra.
As características e atitudes de Navin e a graça que elas provocam lembram em muito o personagem Homer Simpson de Os Simpsons, mostrando que ao menos na ficção o sonho americano é acessível a qualquer um, não importando os seus dotes físicos ou intelectuais. O Panaca, além de ser um filme engraçadíssimo por suas situações e por seu astro, constando na lista dos 100 mais engraçados filmes americanos de todos os tempos do American Film Institute, trás como bônus a piada do sucesso ao alcance de qualquer um, seja ele um trabalhador assalariado com QI abaixo da média ou um rapaz adotado por uma família negra pobre.
Nota: 4/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas