Um filme por dia 2017 - 08/08 - Matadouro Cinco (1972)



Título original: Slaughterhouse-Five
Matadouro Cinco conta a estória de Billy Pilgrim (Michael Sacks), que alega viajar pelo tempo e espaço, indo para outras épocas como à Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial e a outros planetas. Apesar da premissa de ficção científica, a obra trata basicamente da vida de um homem contada sob o ponto de vista de suas memórias e desejos e acreditar ou não nelas depende do espectador.
Quando Billy diz estar voltando ao passado, na verdade está lembrando e revivendo toda a sua vida e possivelmente fantasiando em alguns pontos. Sempre com uma atitude apática em relação às outras pessoas e aos acontecimentos à sua volta, ele realmente comporta-se como um visitante, um observador, como se aquela vida não fosse a dele, sempre sendo levado pelos acontecimentos e nunca ao contrário. Porém Matadouro Cinco traz alguns mistérios (spoilers a frente!): Billy sofre um acidente de avião ficando muito ferido e a partir desse ponto começa a viajar no tempo. Uma interpretação é que ele está em coma desde o acidente e todas as supostas viagens no tempo e espaço são lembranças e fantasias de Billy em estado vegetativo. Outro enigma é o afogamento que Billy sofre em uma piscina ainda criança. A partir desse incidente, o conceito de fantasia criada pela mente do nosso herói pode ser expandida, começando na infância e dessa forma explicando o comportamento infantilizado e indiferente do Billy adulto, sempre agindo como uma criança assustada.
À primeira vista, Matadouro Cinco parece um filma banal e até medíocre, mas quanto mais se pensa na obra mais interpretações e signos vêm a mente, além de suas claras influências em filmes como Donnie Darko e Forrest Gump. Obras que perturbam e nos fazem pensar como Matadouro Cinco devem ser reverenciadas.
Nota: 4/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas