Um filme por dia 2017 - 05/08 - Contos Iranianos (2014)



Título original: Ghesse-ha
Problemas corriqueiros, alguns até banais, mostrados em pequenas estórias vividas por pessoas comuns no Irã contemporâneo que mostram que, descontadas as diferenças culturais, as misérias humanas são semelhantes em qualquer lugar.
O realismo retratado em Contos Iranianos é impressionante, às vezes até parecendo um documentário e não é à toa que o que liga os diversos personagens é um documentarista - algumas cenas são mostradas do ponto de vista da sua câmera. As interpretações são naturais e temos a sensação de que estamos vendo gente que poderíamos encontrar na rua, não atores, desnudando problemas iranianos que dolorosamente são muito familiares para nós brasileiros: violência contra a mulher, descaso das autoridades, desemprego.
Contos Iranianos acerta em sua crítica e também na sua autocrítica, quando o documentarista é questionado sobre a utilidade do seu filme, que não tem o poder de alterar ou melhorar as coisas. Provavelmente não tem mesmo, mas ao explicitar a dureza da vidas das pessoas pode de alguma forma aliviar a dor ou quem sabe inseminar as cabeças com ideias para quem sabe algum dia a realidade possa ser modificada.
Nota: 4/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas