Um filme por dia 2017 - 17/08 - Nebraska (2013)



Título original: Nebraska
David (Will Forte) leva o seu pai Woody Grant (Bruce Dern), um idoso alcoólatra apresentando estágios iniciais de demência, até o Nebraska a fim de resgatar um suposto prêmio de um milhão de dólares. No trajeto, David descobrirá mais sobre o seu pai do que nos últimos 30 anos.
Nebraska conta uma estória de família tendo como pano de fundo a recessão norte-americana de 2012-2013, misturando drama e comédia na medida certa ao desnudar as relações familiares que funcionam muito bem quando separadas por milhares de quilômetros. A grande força do filme é seu elenco, com óbvio destaque para Bruce Dern, que nunca deixa o estereótipo fácil do idoso senil dominar o seu personagem, dando a ele humanidade e profundidade.
É fácil identificar-se com toda a gama de familiares - do tio calado aos sobrinhos espertalhões passando pela tia fofoqueira - e com a forma como a vida toma as decisões pelos personagens (ou por nós), através das confissões feitas por Woody de uma forma sincera e direta que só a idade e uma certa senilidade permitiriam.
Woody pode ser visto como um símbolo da economia em crise dos Estados Unidos: um dia foi forte mas sempre sendo excessivamente permissivo, pensa que tem dinheiro a resgatar mas só tem o suficiente para sobreviver e vive seus dias atuais com debilidade. Mesmo ignorando-se esses signos, Nebraska é tocante na medida que permite a espectadores de várias idades - idosos e adultos maduros - projetarem-se facilmente, criando conexão através do humor e da familiaridade que sentimos pelos seus personagens.
Nota: 4/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas