Um filme por dia 2017 - 06/12 - Terra em Transe (1967)



Título original: Terra em Transe
Para todos aqueles que acham que as práticas nefastas do mundo da política são coisas recentes, Terra em Transe, que faz 50 anos agora em 2017, vai mostrar que muito pouca coisa mudou entre o Brasil sob regime militar da década de 60 e o Brasil atual.
O filme de Glauber Rocha mostra a convulsão social em meio às disputas políticas no fictício país sul-americano chamado Eldorado. O fisiologismo entre os políticos e a tríade igreja, indústria e jornalismo é a regra e não a exceção, muito parecido com um certo lugar que conhecemos.
A obra é fabulesca, soando às vezes como farsa, às vezes como uma ópera, onde todos são vilões inclusive a população, retratada de forma crítica como inerte e despreparada para escolher seus representantes, rezando e pedindo ajuda aos céus ao invés de agir.
O ritmo pode soar tedioso para alguns, já que há muito texto declamado pelos personagens, mas não há como negar a genialidade do roteiro que desnuda os principais vícios e hipocrisias brasileiros, como o senador vivido por Paulo Autran que, acusado de ter sido do partido extremista antes de tornar-se senador explica: "Sim, fui do partido extremista, mas depois encontrei deus"; ou o padre que exaltando a qualidade da Igreja diz: "O que seriam dos maias, astecas e incas sem os padres". O que mais assusta é que tanto na ficção quanto na vida real as pessoas que fazem tais afirmações possivelmente acreditem no que estão falando, o que torna esses indivíduos extremamente perigosos.
A conclusão inevitável ao observarmos o passado, o presente e projetarmos o futuro é que o Brasil vive nas trevas há muito tempo, muito mais do que 50 anos no passado e provavelmente continuará na escuridão muito mais do que 50 anos no futuro.
Nota: 5/5


Fabio Consiglio



Se você gostou desse texto ou segue o blog diariamente, agora há a opção de possuir a compilação de todos os filmes do 1o. semestre em formato de livro:

Comentários

Postagens mais visitadas