Um filme por dia 2017 - 24/12 - O Estranho Mundo de Jack (1993)



Título original: The Nightmare Before Christmas
Jack Skellington (voz de Chris Sarandon quando falando, voz de Danny Elfman quando cantando) é uma caveira e o rei de Halloween Town (Cidade do Halloween), responsável por liderar os monstros e organizar o Halloween e está cansado de fazer a mesma coisa, embora brilhantemente, ano após ano, apresentando os típicos sintomas da crise da meia-idade. Ele então descobre Christmas Town (Cidade do Natal), em meio a diversas portas levando a diferentes cidades representando os feriados norte-americanos (entre eles Dia dos Namorados ou São Valentim, Páscoa, Dia de São Patrício) e resolve comandar, além do Halloween, também o Natal. Esse argumento que parece ser o resultado de um delírio febril transformou-se em uma animação stop motion cujo grande destaque é seu visual fantástico e seus personagens originais.
As imagens geradas por O Estranho Mundo de Jack são inesquecíveis e já tornaram-se antológicas no cinema. A sua estória é simples, mas graças a sua duração relativamente curta (apenas 76 minutos) e a montagem ágil o ritmo mantém-se constante, sempre com coisas interessantes e que levam a trama para a frente acontecendo na tela. As canções compostas por Danny Elfman, parceiro tradicional de Tim Burton (ao contrário do que a maioria pensa ele não é o diretor desse filme mas o escritor e criador dos personagens - o diretor é Henry Selick), não são geniais mas são competentes o suficiente para que fiquemos cantarolando os temas musicais ao sairmos do cinema.
A força de O Estranho Mundo de Jack é principalmente a sua arte, mas não podemos esquecer da sua animação bonita e fluida e que deve ser ainda mais valorizada ao lembrarmos do esforço imenso de se produzir animação quadro a quadro. Independente de sua estória, que pode ser considerada tola ou americanizada demais, é uma obra para ser admirada pela sua beleza artística, que compensa com folga qualquer deficiência que possa ser observada.
Nota: 4/5


Fabio Consiglio



Se você gostou desse texto ou segue o blog diariamente, agora há a opção de possuir a compilação de todos os filmes do 1o. semestre em formato de livro:

Comentários

Postagens mais visitadas