Um filme por dia 2017 - 20/12 - O Filme da Minha Vida (2017)



Título original: O Filme da Minha Vida
Delicado e com uma fotografia deslumbrante O Filme da Minha Vida, baseado no livro Um pai de filme do escritor chileno Antonio Skármeta, encanta pelos sentimentos de empatia, familiaridade e nostalgia que sua estória e personagens evocam.
Tony (Johnny Massaro) deixa a sua pequena cidade natal para estudar e ao retornar descobre que seu pai, o francês Nicolas Terranova (Vincent Cassel), havia abandonado a família e agora morava na Europa. Não há grandes conflitos ou obstáculos a serem ultrapassados pelo protagonista Tony, mas as interpretações doces e precisas do elenco (o olhar terno dos Terranova - pai e filho - torna impossível que lhes seja negado perdão por qualquer erro cometido), a já citada fotografia, o texto (a busca de Tony pelo pai refletida no fascínio do jovem pelo filme Rio Vermelho de 1948, que trata do conflito entre pai e filho) e direção inteligentes (reparem que sem alarde e muito discretamente Tony parece flutuar ao sair do cinema, mostrando uma direção que não subestima o público), tornam tudo tão harmonioso que a obra é irresistível. Há surpresas na trama, porém realistas e nada mirabolantes, mas que funcionam ao surpreender a audiência e amarrar a estória de forma coesa.
Como Cinema Paradiso de 1988, O Filme da Minha Vida funciona também como uma grande homenagem ao cinema - além de Rio Vermelho, intrinsicamente integrado à estória, diversos cartazes de outros filmes são exibidos - mostrando a sétima arte como instrumento de consolo, inspiração e redenção. O final da obra pode até parecer açucarado demais, mas combina perfeitamente com o conjunto, doce como uma matinê ao lado da pessoa amada.
Nota: 5/5


Fabio Consiglio



Se você gostou desse texto ou segue o blog diariamente, agora há a opção de possuir a compilação de todos os filmes do 1o. semestre em formato de livro:

Comentários

Postagens mais visitadas