Um filme por dia 2017 - 30/12 - O Último Capítulo (2016)



Título original: I Am the Pretty Thing That Lives in the House
É difícil ficar acordado assistindo O Último Capítulo, já que além de não assustar poucas coisas acontecem durante os quase 90 minutos de duração da suposta obra de horror.
A cuidadora de idosos Lily (Ruth Wilson) muda-se para uma casa a fim de cuidar da escritora Iris Blum (Paula Prentiss), já em idade avançada, e coisas estranhas começam a acontecer. Na verdade essa sinopse esta sendo generosa com a obra, já que quase nada acontece na primeira hora de exibição. Lily é extremamente medrosa e poderíamos pensar que tudo poderia ser fruto da imaginação da moça, mas é deixado bem claro desde o início que há um fantasma morando ali, então não há espaço para ambiguidade, uma sofisticação impensável para um filme como O Último Capítulo. Quase não vemos Lily cuidando de Iris, sempre a vemos andando pela casa com a mesma cara assustada e tendo medo de coisas banais, como uma caixa, e parecendo estar ainda descobrindo os recantos da residência mesmo que tenha sido informado para nós, espectadores, que ela já está morando ali há quase 1 ano.
Para coroar o desastre, o ritmo modorrento é pontuado por um texto pretencioso declamado com a intensidade de um morto - na verdade está sendo mesmo narrado por um personagem morto. Talvez O Último Capítulo tenha tentado passar à sua audiência a experiência tediosa de estar morto em um lugar onde nada acontece; se esse foi o objetivo, foi alcançado com louvor.
Nota: 1/5


Fabio Consiglio



Se você gostou desse texto ou segue o blog diariamente, agora há a opção de possuir a compilação de todos os filmes do 1o. semestre em formato de livro:

Comentários

Postagens mais visitadas