Um filme por dia 2017 - 27/12 - Tropas Estelares (1997)



Título original: Starship Troopers
Tropas Estelares, de Paul Verhoeven, se passa em um futuro distópico onde o militarismo prevalece - como em Esparta, apenas os que se alistam para o serviço militar são considerados cidadãos - e a humanidade conquistou a galáxia, mas está travando uma guerra contra uma raça alienígena de insetos gigantes. A obra, que necessita de muitos efeitos visuais para contar a sua estória, envelheceu muito bem em termos técnicos e continua atual com a sua visão cínica sobre a cultura bélica.
O filme já inicia mostrando a televisão recrutando a população para a batalha e enaltecendo as virtudes da máquina de guerra da humanidade - qualquer coincidência com os programas de televisão reais que destacam a violência de bravos soldados ou policiais não é mera coincidência. Os homens lutam contra insetos que estão atacando o planeta, mas na verdade os humanos é que invadiram inicialmente o sistema planetário dos alienígenas, que estão apenas reagindo a uma agressão - o paralelo com a relação entre os Estados Unidos e diversos países sob domínio é clara.
A metáfora dos insetos representa a objetificação máxima que podemos dar a um inimigo, afinal eles não têm alma, não têm inteligência e rastejam. Tornar o objeto de exploração e abuso menos nobre do que o homem dominador sempre foi uma técnica utilizada na história, seja com os judeus na Segunda Guerra Mundial ou os negros sendo escravizados, e Tropas Estelares faz isso de forma subliminar, disfarçada de filme de ação.
O filme de Verhoeven é pouco compreendido e muitos não enxergam a sua fina ironia, seja nos clichês que ele subverte - um homem negro é o último soldado a morrer no filme, ao contrário dos filmes tradicionais onde o negro é sempre o primeiro a sucumbir - seja nas frases ufanistas que aparentam enaltecer os heróis mas na verdade fazem justamente o contrário. Tropas Estelares está fazendo 20 anos e merece uma revisita, principalmente daqueles que enxergam nele apenas um video game filmado.
Nota: 4/5


Fabio Consiglio



Se você gostou desse texto ou segue o blog diariamente, agora há a opção de possuir a compilação de todos os filmes do 1o. semestre em formato de livro:

Comentários

Postagens mais visitadas