Um filme por dia 2017 - 09/12 - A Múmia (2017)



Título original: The Mummy
Toda a indústria visa o lucro e a cinematográfica não é diferente; os filmes são produtos cujo fim é gerar dividendos aos seus investidores, direta ou indiretamente. Isto nem sempre é um problema, já que o cinema desde os seus primórdios é um entretenimento barato feito para ser consumido por muitas pessoas e sustentar toda uma cadeia produtiva, de técnicos e atores aos projecionistas e lanterninhas. O problema ocorre quando a necessidade do filme ser um produto para vender e alavancar outras vendas sobrepuja a qualidade e capacidade de divertir, como é o caso de A Múmia.
A estória é antiga, a maldição da múmia egípcia Ahmanet (Sofia Boutella) despertada por um explorador, Nick Morton (Tom Cruise), mas há um outro objetivo maior por detrás do filme que acaba pondo tudo a perder: o estúdio Universal almeja, iniciando com A Múmia, construir um universo cinemático nos moldes do que a Marvel fez com os seus super-heróis, integrando e ligando diversos filmes reimaginando os seus monstros clássicos (Homem-Invisível, Lobisomem, Frankenstein entre outros), o chamado Dark Universe.
Com isso em mente, os roteiristas de A Múmia tiveram de criar uma estória de origem do monstro e introduzir a companhia Prodigium, que estuda e recruta criaturas fantásticas para combater algo ainda envolvo em mistério. Isso transformou A Múmia em um filme de ação genérico e insosso, onde não há preocupação com os personagens pois logo percebemos que mesmo os que morreram acabam voltando à vida, tornando todas as cenas de tiroteio e perseguição em sequências vazias e sem consequências, feitas apenas para preencher tempo. Tudo parece ter sido feito no piloto automático, passando a sensação de que o filme é um trailer de quase 2 horas dos próximos filmes do universo monstruoso.
Há algumas (poucas) boas ideias, como a contenção de Ahmanet feita utilizando-se mercúrio e seus olhos com a íris duplicada, mas esse lampejos não evitaram o fracasso comercial de A Múmia, o que fez a Universal repensar o Dark Universe, que agora corre o risco de ter um fim prematuro. Considerando-se a qualidade de A Múmia, ninguém sentirá falta de mais esse universo cinemático.
Nota: 2/5


Fabio Consiglio



Se você gostou desse texto ou segue o blog diariamente, agora há a opção de possuir a compilação de todos os filmes do 1o. semestre em formato de livro:

Comentários

Postagens mais visitadas