Um filme por dia 2017 - 25/12 - Um Conto de Natal (1984)



Título original: A Christmas Carol
O livro de Charles Dickens Um Conto de Natal (A Christmas Carol no original em inglês) influenciou a forma como o ocidente sente e comemora o Natal, cristalizando tradições e ressaltando a importância da compaixão e caridade, além de introduzir novas expressões na língua inglesa como Scrooge - alguém que não quer envolver-se com o espírito natalino - e Tiny Tim (Pequeno Tim) - pessoa inocente em uma situação de vulnerabilidade. Claro que não podemos esquecer do Tio Patinhas (no original Scrooge McDuck), criado tendo como base o protagonista do livro de Dickens, Ebenezer Scrooge.
Dito tudo isso, o filme Um Conto de Natal é competente ao adaptar fielmente e principalmente manter o espírito da estória de Charles Dickens. Para os poucos que não conhecem, a trama conta a jornada de redenção de Ebenezer Scrooge (George C. Scott), homem de negócios impiedosos e insensível que é visitado na noite de Natal por espíritos que mostrarão a ele o quanto a sua vida está sendo desperdiçada pelo seu isolamento e mesquinhez.
O filme foi feito originalmente para a televisão em uma época na qual isso fazia diferença - atualmente produções feitas para se assistir em casa via streaming (por exemplo o Netflix) tem a mesma qualidade técnica e artística de filmes lançados inicialmente nos cinemas - e isso é notado pela simplicidade da produção e dos recursos técnicos. Essas limitações não comprometem mas também não permitem que o filme destaque-se por sua arte ou por sua fotografia, fazendo com que toda a sua força dependa da estória - para não ser injusto, George C. Scott está ótimo como Scrooge.
Mesmo sem brilhar por seus dotes artísticos, Um Conto de Natal emociona e cumpre o seu papel graças ao poder e atualidade da obra de Dickens. O otimismo da sua conclusão é necessário para a mensagem que a obra se propõe a transmitir, embora seja bastante inocente: qualquer empresário moderno, ao ser visitado por entidades, chamaria a polícia que não hesitaria em agredir e prender esses espíritos comunistas.
Nota: 3/5


Fabio Consiglio



Se você gostou desse texto ou segue o blog diariamente, agora há a opção de possuir a compilação de todos os filmes do 1o. semestre em formato de livro:

Comentários

Postagens mais visitadas