Um filme por dia 2017 - 10/12 - O Matador (2017)



Título original: O Matador
O Matador é um ótimo filme brasileiro no estilo faroeste tropicalizado, tendo como cenário o sertão nordestino e seus personagens característicos: os cangaceiros, os macacos (como eram chamados os soldados que combatiam os cangaceiros), os latifundiários acima da lei e obviamente os matadores.
O filme narra a vida de Cabeleira (Diogo Morgado), desde o seu nascimento até tornar-se um matador e além. A obra acerta em desenvolver a sua trama principal através das palavras de um contador de estórias, dando dessa forma à trajetória de Cabeleira uma aura de lenda, além de evitar questionamentos sobre a veracidade dos fatos narrados, afinal eles estão sendo contados segundo o ponto de vista de um terceiro que pode ter exagerado ou ter sido impreciso em alguns momentos.
Tudo no filme é bem feito, bem acabado - descontando-se uma ou duas cenas com efeitos especiais digitais que soam falsas - com destaque para a belíssima fotografia, a trilha sonora épica mas com personalidade, sem copiar os faroestes de Hollywood e as interpretações. Este último item é o mais complicado pelo grande número de atores e diversas crianças, o que torna ainda mais notável a direção de elenco.
Em O Matador quase todos os personagens são cruéis em algum nível, o que era de se esperar de qualquer um que tenha conseguido manter-se vivo até a idade adulta em um ambiente como aquele, o que mostra mais uma vez a habilidade da obra em levar a plateia a torcer por Cabeleira, que na verdade não era muito melhor do que aqueles que ele combatia.
Para completar O Matador apresenta um final surpreendente e satisfatório, mostrando que o Brasil pode fazer cinema de aventura com qualidade, divertindo sem ofender a inteligência do espectador.
Nota: 4/5


Fabio Consiglio



Se você gostou desse texto ou segue o blog diariamente, agora há a opção de possuir a compilação de todos os filmes do 1o. semestre em formato de livro:

Comentários

Postagens mais visitadas