Um filme por dia 2017 - 19/12 - Planeta dos Macacos: A Guerra (2017)



Título original: War for the Planet of the Apes
Brilhante tecnicamente, Planeta dos Macacos: A Guerra é eficiente ao entregar o tipo de filme de aventura a que se propõe, mesmo com um roteiro sem grandes surpresas.
O chimpanzé Caesar (Andy Serkis) continua a luta pela sobrevivência liderando o seu grupo de símios inteligentes, enquanto os poucos humanos que sobreviveram a gripe símia tentam se impor fazendo o que o homem faz melhor: matar e destruir o que estiver em seu caminho.
Enquanto a trama se desenrola de maneira esquemática, o grande destaque é a técnica do filme que transformou os atores em macacos convincentes, não permitindo que em nenhum momento nos lembremos que eles são gerados digitalmente - na verdade o melhor efeito especial é aquele que passa despercebido. Há cenas que são quase que na sua totalidade produzidas com animação digital fotorrealista sem que nos demos conta disso. Outra boa surpresa é o vilão chamado simplesmente de O Coronel (Woody Harrelson), inicialmente parecendo ser unidimensional mas mostrando-se complexo e com motivações plausíveis para os seus métodos cruéis.
Mesmo com O Coronel parecendo até uma pessoa razoável em alguns momentos a obra não poupa os militares e seus métodos, sempre objetificando e demonizando o inimigo. O discurso antimilitar fica ainda mais claro com as homenagens ao icônico filme Apocalypse Now: O Coronel é muito semelhante, física e psicologicamente, ao Coronel Kurtz do filme de Coppola e em um túnel é vista a frase pichada Ape-calypse Now (uma brincadeira juntando o nome do filme sobre a Guerra do Vietnã e a palavra inglesa ape - símio).
A mensagem final é até certo ponto batida, já utilizada em diversos outros filmes, mostrando que outras criaturas são mais humanas do que o próprio homem. Caesar errou ao acreditar que conseguiria compartilhar a vida no planeta de forma igualitária com o que restou da humanidade. Ele esqueceu que o único convívio possível com os seres humanos é entre dominador e dominados.
Nota: 3/5


Fabio Consiglio



Se você gostou desse texto ou segue o blog diariamente, agora há a opção de possuir a compilação de todos os filmes do 1o. semestre em formato de livro:

Comentários

Emilio Aguirre disse…
Planeta dos Macacos: A Guerra é um filme pesado e com uma narrativa carregada, e que trabalha muito bem o desenvolvimento da história por meio das motivações dos personagem. Eu amo os filmes como este, também recomendo assistir Professor Marston e as Mulheres Maravilha, este filme é um dos melhores filmes de 2017 que estreou o ano passado. É impossível não se deixar levar pelo ritmo da historia. Amei que fez possível a empatia com os seus personagens em cada uma das situações. Sem dúvida a veria novamente, achei um filme ideal para se divertir e descansar do louco ritmo da semana.
Fabio Consiglio disse…
Emílio,

Continue acessando o blog e muito obrigado pelos comentários, grande abraço!

Postagens mais visitadas