Um filme por dia 2017 - 18/12 - O Poço e o Pêndulo (1961)



Título original: Pit and the Pendulum
Adaptação simples porém honesta da obra de Edgar Allan Poe, O Poço e o Pêndulo de Roger Corman é umas das várias traduções para cinema que o diretor, conhecido como o mestre do filme B, fez das obras do escritor norte-americano.
A produção é mais sofisticada do que a maioria dos filmes de Corman, com cenários bem construídos e um castelo convincente tanto por dentro, com a sua detalhada câmara de torturas, quanto por fora, quando pode ser visto por inteiro da estrada. Todo esse aparato é necessário para fazer jus à trama criada por Poe, macabra e muito mais focada na psicologia dos personagens do que no sobrenatural.
A estória nos convida a descobrir as circunstâncias que levaram à morte de Elizabeth Barnard (Barbara Steele), esposa de Nicholas Medina (Vincent Price). Nicholas, filho de um cruel e já falecido inquisidor espanhol, é frágil psicologicamente por conta da sangrenta história da sua família.
A atmosfera do filme consegue reproduzir o desconforto causado pelo texto de Poe, transmitindo o peso de se viver em um castelo assombrado não por fantasmas mas pelos ecos do sofrimento e da dor daqueles que lá pereceram. O astro Vincent Price tem uma performance ambígua, monstruoso de forma positiva em alguns momentos e caricato em outros, principalmente ao tentar demonstrar a vulnerabilidade de Nicholas.
As fragilidade de O Poço e o Pêndulo - a simplificação do texto original e a mise-en-scène um pouco caricatural - não comprometem a diversão proporcionada nem impedem que seja uma adaptação que respeita a sua fonte.
Nota: 3/5


Fabio Consiglio



Se você gostou desse texto ou segue o blog diariamente, agora há a opção de possuir a compilação de todos os filmes do 1o. semestre em formato de livro:

Comentários

Postagens mais visitadas